VisitOeiras |

Capela Nossa Senhora de Porto Salvo

Capela Nossa Senhora de Porto Salvo

A tradição oral conta que na sua origem esteve uma promessa de mareantes da carreira da Índia.

Da sua fundação, sabe-se que o templo primitivo era bastante antigo, mas ‘não remontando além do século XVI’ ignorando-se no entanto a data exata da sua edificação. A tradição oral, conta, que na sua origem esteve uma promessa de mareantes da carreira da Índia que, durante a viagem de regresso, se viram em grande perigo e prometeram à Nossa Senhora, que se chegassem sãos e salvos a Portugal, lhe dedicariam como memória, uma ermida, sob o título de ‘Porto Salvo’, no primeiro lugar alto que avistassem à sua entrada.


Esta pequena Capela segue a linha arquitetónica tradicional das capelinhas rurais portuguesas. No seu interior encontramos uma planta de estrutura simples de apenas uma nave e uma capela-mor com abóboda. Surpreende-nos pelo seu ambiente tipicamente Barroco totalmente revestida de belíssimos painéis de azulejos do século XVIII.

O conjunto dos painéis de azulejos é composto por dois painéis que se encontram na fachada e outros dois que revestem o interior da nave até à meia altura. Datam de 1740 e são da autoria de Policarpo de Oliveira Bernardes. Os painéis que se encontram na fachada ladeiam a porta, debaixo do alpendre e representam dois milagres da Senhora de Porto Salvo. Na nave encontram-se dois outros painéis representando cenas da vida da Virgem, formando de cada lado, um painel único. O do lado do evangelho, o esquerdo, vai da parede fundeira até ao púlpito, num total de 54 azulejos.

Rua Conde de Rio Maior
2740-037 Porto Salvo

3ª a 6ª-feira: 8h-10h e 17.30h–20h
Sábado: 18h–20h
Domingo: 8.30h–10h e 18h–20h

Conheça também