VisitOeiras |

Museu da Pólvora Negra

Museu da Pólvora Negra

O Museu da Pólvora Negra está instalado no edifício da antiga Casa dos Engenhos, o mais antigo do complexo e aquele onde funcionaram os primeiros engenhos de galgas utilizados para o encasque da pólvora negra.

O Museu da Pólvora Negra, foi inaugurado a 17 de junho de 1998, no âmbito da recuperação da Fábrica da Pólvora de Barcarena.

Integrado no Complexo da antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena, uma grande unidade produtora de material militar que, após vários séculos de atividade, acabaria por encerrar portas em 1988.
A autarquia veio a adquirir todo este espaço, em 1994, com o propósito de preservar o valioso património industrial e de criar um equipamento de cultura e lazer aberto ao público.


A 17 de Junho de 1998 abria o Museu da Pólvora Negra, instalado no edifício da antiga Casa dos Engenhos, o mais antigo e emblemático do complexo e aquele onde funcionaram os primeiros engenhos de galgas para o encasque da pólvora negra, com o propósito de preservar e divulgar a memória do trabalho.

O Museu está estruturado em quatro núcleos que abordam os seguintes temas:

  • A Invenção, difusão e composição da pólvora;

  • Os primórdios do fabrico da pólvora em Barcarena e a produção de armas nas Ferrarias d’El Rei fundadas por D. João II;

  • A reinauguração da Real Fábrica da Pólvora de Barcarena, em 1729, e o Engenho de Galgas;

  • A atividade da Fábrica nos séculos XIX e XX e a criação da Cooperativa de Responsabilidade Limitada – Sociedade de Crédito e Consumo do Pessoal da Fábrica da Pólvora de Barcarena.


Visitar o Museu da Pólvora Negra permite percorrer cerca de 400 anos da história desta Fábrica que se cruzam com muitos dos momentos marcantes da nossa História.

Estrada das Fontaínhas
2730-085 Barcarena

terça-feira a domingo das 11h00 às 17h00.

​2,00 € (Bilhete Normal)
1,00 € (Bilhete Reduzido)*

* Jovens dos 18 aos 25 anos, famílias (um adulto com dois ou mais filhos, menores de 18 anos), grupos de 10 ou mais pessoas e professores de qualquer grau de ensino.
Valor por pessoa.

Conheça também