VisitOeiras |

Livraria-Galeria Municipal Verney

Livraria-Galeria Municipal Verney

Localizado no centro histórico da vila de Oeiras, a sua construção remonta ao séc. XVIII, tendo sido, o edifício mais importante e nobre, até à edificação do Palácio do Marquês.

A Livraria-Galeria Municipal Verney, situada no centro histórico da vila de Oeiras, foi inaugurada no dia 20 de maio de 1995, através de uma ação conjunta no âmbito da literatura e artes plásticas, que contou com a participação do escritor David Mourão-Ferreira e do escultor Francisco Simões. Daí para cá as atividades têm-se sucedido, associando a literatura e as artes plásticas, através de exposições, lançamentos de livros, encontros culturais, projetos didáticos e parcerias com instituições culturais, entre outros.

É neste equipamento cultural que, desde 2008, está instalada a Coleção Neves e Sousa – doada pela viúva do pintor Albano Neves e Sousa ao Município de Oeiras. Esta Coleção tem proporcionado a realização de inúmeros eventos ligados às questões multiculturais, à diversidade cultural e religiosa, nomeadamente no que respeita às culturas afro-brasileiras, que levaram a Verney a afirmar-se no concelho como o espaço, por excelência, de encontro de culturas.

Numa ligação estreita às iniciativas das Bibliotecas Municipais de Oeiras, que contribuem para a formação de cidadãos esclarecidos e dotados de espírito crítico. A realização de diversas iniciativas conjuntas e a aposta na vertente de Livraria visam o aumento do conhecimento do cidadão, assumindo e recentrando a atividade desta Livraria Municipal no livro e na leitura, mantendo e aprofundando a dinâmica já existente em torno da literatura e realização de exposições de no âmbito da ilustração.

Rua Cândido dos Reis, 90
2780-228 Oeiras

Segunda a sexta-feira das 9h00 às 20h00.
Sábado das 10h00 às 18h00

Conheça também