Exposições de Arqueologia
Exposições de Arqueologia
As exposições de Arqueologia ilustram o passado da ocupação humana do atual território oeirense, com base nos vestígios materiais recuperados do solo e de escavações efetuadas sob a égide do CEACO.
Exposição Monográfica do Povoado Pré-histórico de Leceia
Apresenta um conjunto significativo do espólio recolhido durante 20 anos de escavações arqueológicas realizadas sob a orientação do Prof. Doutor João Luís Cardoso no povoado pré-histórico de Leceia, considerado como um dos mais importantes povoados fortificados Calcolíticos da Península Ibérica.
Estão representados diversos períodos cronológico-culturais, desde o Neolítico Final da Estremadura, até ao Calcolítico Final.
Através da grande maquete exposta, dos objetos e dos respetivos textos explicativos, é possível acompanhar o quotidiano deste povoado, conhecer as suas atividades económicas e as suas trocas comerciais, apreciar os artefactos de pedra lascada ou polida e os materiais em osso ou cerâmica, ou descobrir o culto da fertilidade, os amuletos e os adornos, as casas e os vários materiais de construção.
É esta a história de mais de 1000 anos que esta exposição tenta contar, numa sala agradável, servida pelo magnífico cenário dos Jardins da Fábrica da Pólvora.
Catálogo da exposição:
O Povoado de Leceia, sentinela do Tejo no terceiro milénio antes de Cristo
Desde essa data, foram diversas, as entidades que o ocuparam e utilizaram, sendo contudo de destacar a sede da Associação Desportiva de Oeiras (ADO).
Em 2005 a Autarquia, chamou a si a responsabilidade da sua reabilitação, tendo-se aí instalado em 2009, o atual Centro Cultural Palácio do Egipto, que integra uma sala de exposições temporárias, uma livraria / loja municipal e três espaços de restauração.
Dar continuidade à concretização e implementação de políticas culturais que permitam contribuir para a oferta de programações expositivas de inegável qualidade, na senda do que vem já acontecendo no Palácio dos Anjos e na Livraria Galeria Municipal Verney / Colecção Neves e Sousa.
Rua 7 de Junho, Leceia
Autocarro (Carris Metropolitana)
1520: Algés (Terminal) – Cacém (Estação), saída Leceia.
1601: Amadora Este (Metro, linha Azul) – Carcavelos (Praia), saída Leceia.
1602: Carcavelos (Praia) – Queluz (4 Caminhos), saída Leceia.
1731: Cacém (Estação) – Hospital São Francisco Xavier, saída Leceia.
Tel. 214408432
arqueologia@oeiras.pt