A iniciativa ‘Arte & Ciência – Time Capsule’, com direção de Francisca Rocha Gonçalves e a participação de Inês Valle, Marco Frade e James Diamond, realiza-se este sábado, 24 de maio, no Taguspark.
Time Capsules é uma exposição/performance sensorial que parte do conceito de cápsulas do tempo para refletir sobre a memória dos rios e oceanos, bem como sobre a necessidade urgente de preservar as espécies aquáticas. Construindo uma narrativa aquática que entrelaça ciência, memória e imaginação, a obra evoca histórias de espécies, habitats e ausências.
Desenvolvida em colaboração com inteligência artificial, pretende questionar papel da tecnologia na preservação ou esquecimento da vida marinha, projetando possíveis futuros para os ecossistemas submersos.
Este projeto foi desenvolvido no âmbito da Residência Arte & Ciência ‘A Call to the Sea’, que decorreu no Aquário Vasco da Gama em 2024, no âmbito do projeto europeu ‘Bauhaus of the Seas Sails’, tendo o Município de Oeiras, o CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian e ITI/IST como parceiros. Um projeto com financiamento pelo programa Horizonte Europa da União Europeia.
Sinopse:
No centro da ação estão esculturas de gelo cristalino que incluem peixes e plantas, corpos preservados entre passado e futuro, que guardam histórias de ecossistemas em transformação. À medida que o gelo derrete, revela o que está em risco de desaparecer, tornando visível o fluxo do tempo e a fragilidade dos ciclos naturais. Cada bloco de gelo funciona como um arquivo temporário de espécies vocais provenientes da coleção preservada do Aquário Vasco da Gama. A composição sonora inclui frequências subaquáticas, gravações de campo e camadas sonoras processadas que criam uma paisagem imersiva convidando à contemplação e ao questionamento. A performance propõe uma escuta profunda da vida submersa — muitas vezes ignorada — e reflete sobre a interferência humana, a poluição sonora e a desconexão crescente com os mundos aquáticos.
É um convite a parar, escutar e recordar. Através do gelo, do som e da espera, propõe uma reflexão sobre o tempo, a preservação e o modo como nos conectamos (ou não) com o mundo subaquático.
Biografias
Francisca R. Gonçalves (Bauhaus of the Seas Sails)
Francisca R. Gonçalves é uma artista e investigadora multidisciplinar sediada em Berlim, especializada em ecologia acústica e consciencialização ambiental. Com formação em Medicina Veterinária, mestrado em Música Interactiva e Design de Som e doutoramento em Média Digitais, o seu trabalho centra-se na poluição sonora em ambientes subaquáticos. O seu objetivo é sensibilizar para esta questão invisível através de práticas artísticas, revelando o impacto do ruído antropogénico na vida aquática. É cofundadora do Openfield Creative Lab e ØSAW. Francisca R. Gonçalves é artista em residência no programa Arte & Ciência A CALL TO THE SEA, integrado no Piloto de Oeiras – projeto Bauhaus of the Seas Sails, financiado pela União Europeia.
Inês Valle (CAM–Centro de Arte Moderna Gulbenkian/ Bauhaus of the Seas Sails)
Inês Valle é uma curadora, escritora e produtora criativa que se dedica ao intercâmbio internacional e interdisciplinar. Iniciou e participou em inúmeros projetos artísticos que visam aprofundar a nossa compreensão do conceito do “outro”. É fundadora do the CERA PROJECT, uma organização cultural sem fins lucrativos que promove arte fora das narrativas eurocêntricas e ocidentais. Cofundadora o DUSK, um festival de arte contemporânea realizado à noite em lugares ancestrais, e do FRAT, um laboratório de arte e sustentabilidade na Nigéria. Como curadora independente, colaborou com várias organizações, incluindo o Centro Cultural Belém, o Museu de Arte Contemporânea – Coleção Berardo, o Canberra Contemporary Art, o Museu Nacional de Lagos e o Artspace Aotearoa. Atualmente é Produtora Criativa no CAM, onde gere o projeto «Bauhaus of the Seas Sails».Marco Frade (Aquário Vasco da Gama / Bauhaus of the Seas Sails)
Marco Frade Ferreira é um biólogo com mestrado em Biologia da Conservação. É especialista na dispersão e dieta de peixes de água doce invasores. Presentemente, é Curador Convidado do Aquário Vasco da Gama onde também é responsável pela dinamização do programa educativo do Aquário. É consultor para várias instituições públicas para os assuntos da conservação da biodiversidade e ecologia como municípios e centros de investigação do Mar. Marco Frade Ferreira, é speaker for the living no contexto do projeto europeu Bauhaus of the Seas Sails.
James Diamond (Bauhaus of the Seas Sails)
James Diamond é um artista criativo, dinâmico com uma vasta experiência, abrangendo desde o design 2D ao design 3D. A modelação 3D que fez durante vários anos, ajudou-o na capacidade de transformar blocos de gelo, em obras de arte para os mais variados fins. Desde arte para ciência, para eventos, para esculturas realistas. Como fundador da Diamond Pure Clear Ice, ele foi pioneiro em Portugal na produção de gelo cristalino para a arte, eventos e cocktelaria, combinando arte com conhecimento técnico em escultura de gelo. A sua experiência está profundamente enraizada no design e visualizações 3D. Ao longo da carreira, teve funções como Especialista em I&D onde trabalhou em simulações 3D e design de processos. Diretor de Arte na INSYNCRO, especializado em design de stands de exposições. Ele também passou anos como designer freelancer, dando formação e trabalhando com modelagem 3D, design gráfico, design industrial e edição de vídeo para vários setores.
📷 Informação sobre tratamento de dados
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.