A Semana Municipal para a Igualdade é celebrada em Oeiras entre os dias 23 e 24 de outubro, com um conjunto de atividades dirigidas a diferentes públicos, entre os quais a comunidade escolar, devido à importância da educação na construção de sociedades mais igualitárias, inclusivas e livres de violência.
Esta iniciativa assinala o Dia Municipal para a Igualdade, 24 de outubro, uma data comemorada por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública em todo o território português através da realização de iniciativas promotoras da igualdade.
➡ No dia 23 de outubro, das 14h às 17h, no Templo da Poesia, em Oeiras, realiza-se o Encontro ‘Estereótipos de género – Testemunhos de (des)Igualdade’, que aborda testemunhos de pessoas com profissões onde o seu género se encontra sub-representado.
➡ A 24 de outubro, o Município de Oeiras participa no Encontro Metropolitano para a Igualdade de Género, promovido pela Área Metropolitana de Lisboa (AML). Consulte o programa neste link.
➡ Para encerrar as comemorações da Semana Municipal para a Igualdade de Género, a Vereadora para a Igualdade de Género do Município de Oeiras, Filipa Laborinho, estará presente na apresentação e lançamento nacional do projeto pedagógico ‘Só há Plano A – Anti-Violência nas Relações’, que terá lugar na sede do Agrupamento de Escolas de Carnaxide(Escola Secundária Camilo Castelo Branco), pelas 10h30, do dia 25 de outubro.
Este projeto pedagógicopor objetivo alertar e sensibilizar para a violência nas relações através de uma performance musical e uma peça de teatro por parte da Betweien.
Esta atividade contempla a Apresentação do projeto, Performance Musical e Peça de Teatro:
– Apresentação do livro por Técnico da empresa Betweien e Nuno Ribeiro (sobre este artista, ver Nuno Ribeiro – YouTube).
– Exibição da peça de teatro “Só há Plano A – Anti-Violência nas Relações (25 minutos);
– Performance musical (Nuno Ribeiro canta 3 músicas do projeto);
– Realização de uma atividade pedagógica;
– Duração: cerca de 70 minutos.