‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ será o tema das MasterClasses Cinema de 2023, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras.
Durante o ano de 2023, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem às terças-feiras pelas 16h.
Consulte aqui a brochura das Masterclasses até ao final do ano.
Frederico Corado, filho de Lauro António, explica-nos a escolha do tema para 2023.
Este ano, ‘A Mulher Que Viveu Duas Vezes’ foi deixado para segundo lugar e em primeiro passou a estar ‘Jeanne Dielman, 23, Quai du Commerce, 1080 Bruxelles’, da belga Chantal Akerman. Ainda na lista dos 100 estão ‘Psico’ em 31º lugar, ‘Janela Indiscreta’ em 38º e ‘Intriga Internacional’ em 45º, fazendo de Alfred Hitchcok um dos realizadores mais mencionados nessa lista.
Curiosamente o meu pai, Lauro António, tinha deixado preparada esta masterclass sobre Hitchcock de forma a que a sua obra pudesse ser vista praticamente na íntegra (ficam a faltar apenas dois filmes do início de carreira).
Como o meu pai escreve, “Afirmar Alfred Hitchcock como ‘o mestre do suspense’ é dizer muito pouco. Ele foi-o, sem dúvida, mas ao analisar globalmente a sua obra não se deve ficar com a ideia de que Hitch era um mero realizador de divertimentos macabros que empolgaram as plateias de todo o mundo. Alfred Hitchcock foi um dos grandes autores da história do cinema, por muito que ele procurasse aligeirar a concepção e repetisse algumas vezes que “Não passa de um filme!”. A sua filmografia é das que maior coerência oferece em toda a história do cinema. Hitch era homem de convicções fortes, de obsessões firmes, de temática constante, de um rigor formal e estilístico que assombram. Ainda hoje a maioria dos seus filmes não se deixou corromper por uma ruga, não envelheceu um minuto e mantém uma modernidade de olhar e de construção que espantam. Alfred Hitchcock abordou os assuntos do seu tempo, mas interessou-se sobretudo pela condição humana. O que é eterno”.
Continuamos, portanto, aqui com o trabalho que o meu pai construiu desde sempre, o de mostrar bom cinema e quem o faz. Ver, falar e escrever sobre cinema foi no que o meu pai trabalhou a vida toda, nós vamos tentar continuar esse trabalho e que melhor forma para o fazer que com aquele que foi um dos grandes realizadores da história do cinema.
Programação de novembro
7 novembro
‘Psico’
‘Psycho’
(1960) 109 minutos | M/12
com Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles
14 novembro
‘Os pássaros’
‘The birds’
(1963) 119 minutos | M/12
com Rod Taylor, Tippi Hedren, Jessica Tandy
21 novembro
‘Marnie’
‘Marnie’
(1964) 130 minutos | M/12
com Tippi Hedren, Sean Connery, Martin Gabel
28 novembro
‘Cortina Rasgada’
‘Torn Curtain’
(1966) 128 minutos | M/12
com Paul Newman, Julie Andrews, Lila Kedrova