A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Praça da Fundação | ‘Difícil É Educá-los: o atraso educativo português é uma fatalidade?’

Junho 19 @ 6:30 pm

A próxima sessão do ciclo de conversas ‘Praça da Fundação’, organizada pela Divisão de Bibliotecas e Promoção da Língua (DBPL), traz o debate ‘Difícil É Educá-los: o atraso educativo português é uma fatalidade?’, com a participação de David Justino, autor do ensaio ‘Difícil É Educá-los’, e Nuno Crato, ex-Ministro da Educação e atual presidente da Iniciativa Educação. O evento está marcado para o dia 19 de junho, às 18h30, na Biblioteca Municipal de Algés.

O debate abordará o atraso educativo em Portugal e buscará soluções para superá-lo. Aspetos como qualidade do ensino, disciplina dos alunos, influência dos professores, combate ao fracasso escolar, equidade social e o papel do Estado serão discutidos. O objetivo é analisar como o sistema educacional pode ser aprimorado para preparar os alunos para os desafios atuais e garantir oportunidades equitativas para todos.

A DBPL promove mensalmente o ciclo de conversas ‘Praça da Fundação’, que aborda temas da atualidade, como Inteligência Artificial, Educação, Economia Portuguesa, Preconceitos e Discriminação.

Saiba mais sobre os convidados: 


➡️ David Justino

Nasceu em Oeiras no ano de 1953. Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia, pós-graduado em História Económica e Doutorado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa.

É Professor Catedrático Jubilado da Universidade Nova de Lisboa. 

Foi Deputado à Assembleia da República, Ministro da Educação no XV Governo Constitucional (2002-2004) e Presidente do Conselho Nacional de Educação (2013-2017).

Recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciência 1987 (Ciências Sociais e Humanas) pela sua obra A Formação do Espaço Económico Nacional. Portugal 1810-1913 e o Prémio Grémio Literário 2017 pela publicação da obra Fontismo. Liberalismo Numa Sociedade Iliberal (LeYa). Publicou recentemente Ensaios sobre o Dia Seguinte (Almedina). Foi condecorado pela Presidência da República com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. 
 
➡️ Nuno Crato

Presidente da Teresa e Alexandre Soares dos Santos – Iniciativa Educação, ensinou em Lisboa, Açores e Estados Unidos, sendo depois catedrático de matemática e estatística na Universidade de Lisboa. Cientista visitante no centro JRC, em Itália, em análise de impacto de medidas políticas com base em microdados, o seu trabalho de investigação tem incidido em séries temporais com aplicações financeiras, biológicas e computacionais.

Foi presidente do International Symposium on Forecasting (2000), coordenador e presidente do centro de investigação Cemapre (2006-2010), presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (2004-2010) e Presidente (CEO) do Taguspark, Parque de Ciência e Tecnologia (2010-2011). Entre 2011 e 2015 foi Ministro da Educação e Ciência.

Prolífico divulgador científico e interventor em educação, alguns dos seus livros estão publicados em várias línguas e países, incluindo o Reino Unido, a Itália e o Brasil. Pelos seus trabalhos, recebeu prémios da Sociedade Europeia de Matemática e da Comissão Europeia. Foi agraciado Comendador (2008), Grã-Cruz (2016) da Ordem do Infante D. Henrique, e Grã-Cruz (2022) da Ordem da Instrução Pública.

Biblioteca Municipal de Algés

Alameda Hermano Patrone
Oeiras, 1495-064 Portugal
+ Mapa do Google