‘Conversa Desfiada‘ é o podcast realizado pelo Município de Oeiras que traz aos seus ouvintes informações sobre espaços do nosso património, imaginário coletivo, efemérides e personalidades marcantes que, no seu conjunto, concorrem para a construção da identidade de Oeiras.
A partir de janeiro de 2024 este podcast será apresentado mensalmente.
Oiça abaixo os podcasts disponíveis:
O episódio piloto comemorou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado a 18 de abril de 2023, e tem a participação de Alexandra Fernandes e Diogo Lopes, técnicos da Unidade de Dinamização do Património Histórico (UDPH) do Município de Oeiras.
“O dever de não esquecer é extensível a todo o legado histórico – o trabalho da memória” afirmou o filósofo francês Paul Ricoeur. Partindo duma conversa com memórias e sobre as vivências de Oeiras, acompanhe-nos neste podcast e siga-nos nesta ‘Conversa Desfiada’!
Joaquim Boiça, presidente da Associação Cultural de Oeiras – Espaço e Memória, é o convidado deste episódio.
Numa conversa que percorre desde as suas origens, vem duma “genealogia” de faroleiros, um dos temas do seu agrado como investigador, aos muitos projetos a que se tem vindo a dedicar, destacamos o caso de Mértola, a Vila-Museu localizada no Alentejo, e de Oeiras, onde há vários anos desenvolve projetos em torno de temas como as fortificações marítimas e os faróis.
Mas muitas outras curiosidades serão desfiadas nesta agradável conversa.
Esta Conversa Desfiada leva-nos até ao Comité Olímpico Português, onde somos recebidos por um veterano do mundo do Desporto – José Manuel Constantino, atual Presidente do Comité.
Mas se o desporto dá o tiro de partida para esta conversa, outros caminhos serão percorridos, como a passagem pelo Município de Oeiras, como técnico e depois como dirigente, e onde deixou pegada.
Se quer participar nesta corrida, siga-nos nesta Conversa Desfiada.
O Historiador de Arte José Meco é o nosso convidado desta Conversa Desfiada – um oeirense que cedo despertou o seu interesse e olhar para o património artístico que o rodeia e ao qual tem dedicado grande parte da sua vida a estudá-lo e a valorizá-lo.
Tem sido alvo da sua particular atenção e interesse o azulejo, reconhecido internacionalmente como um dos grandes especialistas nesta singular forma de criação artística, mas também noutros domínios.
Exerce presentemente a função de vice-presidente da Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras, onde se tem debatido pela defesa e preservação do património de Oeiras.
Um desfiar de histórias e de memórias é a proposta que lhe fazemos nesta Conversa Desfiada!
Maria de Fátima Rombouts de Barros, historiadora de arte, é a convidada do episódio nº 4 do podcast ‘Conversa Desfiada’, uma iniciativa realizada pelo Município de Oeiras que, a cada dois meses, traz aos seus ouvintes informações sobre espaços do nosso património, imaginário coletivo, efemérides e personalidades marcantes que, no seu conjunto, concorrem para a construção da identidade de Oeiras.
Revela-nos importantes factos e episódios da história e do património de Oeiras, particularmente sobre os fortes e os faróis, bem como sobre a Quinta do Marquês de Pombal, numa parceria familiar e profissional com Joaquim Boiça (o primeiro convidado deste programa).
Uma conversa onde poderá ficar a conhecer os meandros da investigação, dúvidas e desafios na busca da verdade histórica.
Siga-nos nesta Conversa Desfiada!
Rodrigo Dias é o convidado do episódio nº 5 do podcast ‘Conversa Desfiada’, uma iniciativa realizada pelo Município de Oeiras que, a cada dois meses, traz aos seus ouvintes informações sobre espaços do nosso património, imaginário coletivo, efemérides e personalidades marcantes que, no seu conjunto, concorrem para a construção da identidade de Oeiras.
Assista neste vídeo à conversa à volta das nossas paisagens naturais e urbanas, sítios e jardins históricos e a paisagem como uma faceta menos conhecida do nosso património.
O entusiasmo pela História, pelas Belas Artes e pelos Jardins, traçaram-lhe o caminho para a Arquitetura Paisagista. Rodrigo Alves Dias colaborou com a autarquia de 1979 a 2019, onde se bateu pela defesa e preservação de importantes espaços do nosso património paisagístico.
Siga-nos nesta Conversa Desfiada!
Cultura e Educação – Duas áreas que são muito caras à nossa convidada Raquel Coelho, fundadora da empresa Sons & Ecos, e é neste cruzamento que tem vindo a desenvolver a sua criatividade numa já longa atividade, particularmente em torno do conceito de História ao Vivo.
Tem apresentado em Oeiras, bem como de norte a sul do país, projetos de Recriação Histórica que aliam rigor e criatividade, sensibilizando e cativando os públicos para a nossa História e estimulando a vivência do nosso Património, que constituem o mote desta Conversa Desfiada.
Alexandre Lisboa é o convidado do episódio nº 7 do podcast ‘Conversa Desfiada’, uma iniciativa realizada pelo Município de Oeiras que, a cada dois meses, traz aos seus ouvintes informações sobre espaços do nosso património, imaginário coletivo, efemérides e personalidades marcantes que, no seu conjunto, concorrem para a construção da identidade de Oeiras.
Neste episódio estivemos à conversa com o paisagista Alexandre Lisboa, coordenador do Grupo de Trabalho Villa Oeiras, em torno do afamado e premiado Vinho de Carcavelos – das suas origens, às características e influências do território, à produção, conservação e envelhecimento deste vinho tão particular, que pertence à Região Demarcada mais pequena do mundo.
A importância do resgate do quase desaparecimento deste vinho e o papel fundamental do Município de Oeiras na salvaguarda e preservação deste património imaterial do concelho.
Siga-nos nesta Conversa Desfiada!
A mediação na Cultura e no Património é o tema central da próxima edição do Podcast Conversa Desfiada. A convidada para esta conversa é Inês Bettencourt da Câmara, fundadora e diretora da A Mapa das Ideias – empresa sediada em Oeiras, que completa 25 anos a criar experiências e a funcionar como uma verdadeira bússola que indica caminhos possíveis.
Como curiosidade, o seu primeiro projeto foi apresentado ao Município de Oeiras para o então recém-criado Museu da Pólvora Negra: o Manual Pedagógico, que se revelou uma ferramenta pedagógica inovadora à época e premiada.
Mais desafios e prémios se seguiram nesta incessante caminhada para que o direito à cultura seja efetivamente para todos, agora que celebramos 50 anos do 25 de abril.
Siga-nos nesta Conversa Desfiada!