A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Nómadas do Pensamento | O 25 de abril, hoje. Património ou desafio?

Abril 16 @ 9:30 am

Esta atividade insere-se no âmbito das comemorações do Município de Oeiras, que assinalam os 50 anos do 25 de Abril. ➡ Consulte aqui a programação.

Sob o tema ‘O 25 de Abril, hoje. Património ou desafio?’, a próxima sessão da iniciativa Nómadas do Pensamento irá decorrer no dia 16 de abril, terça-feira, na Fundação Marquês de Pombal, em Linda-a-Velha, pelas 21h30.

Com a curadoria de Pedro Abrunhosa e Paulo Mendes Pinto, os convidados Rui Tavares e D. Américo Aguiar abordam os desafios e os problemas da sociedade, 50 anos depois do 25 de Abril. 

Após cinquenta anos, muito mudou no mundo. Terminou a Guerra Fria, deram-se passos imensos na “construção europeia”, várias revoluções tecnológicas e de informação tiveram lugar. Hoje, os desafios e os problemas da sociedade são uns, muito diferentes, outros, exatamente os mesmos. O nosso olhar para a comemoração do 25 de abril encontra-se no campo de um património que é, inevitavelmente, um pretérito, ou desafia-nos perante os novos problemas e o novo mundo que temos à nossa frente?
Sem saudosismos, o material de que foi feito um sonho é, ainda sonho, ou desilusão? Foi cumprido ou, sem o ser, pode revelar-se alimento para novas conquistas democráticas, num momento tão complexo como o que vivemos?   
 

A entrada é gratuita, sujeita à capacidade do espaço. Esta sessão também será transmitida em direto nas páginas de Facebook do Município de Oeiras, das Bibliotecas Municipais de Oeiras e no canal de Youtube do Município de Oeiras.
 

ℹ Mais informações: livraria.verney@oeiras.pt / tel. 214 408 3290

Consulte este e outros eventos em www.oeiras.pt

📷 Informação sobre tratamento de dados
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo. 

Palácio dos Aciprestes

Av. Tomás Ribeiro, 18
Linda-a-Velha, 2795-183 Portugal
+ Mapa do Google