No dia 30 de julho, pelas 21h30, irá realizar-se no Palácio dos Aciprestes, na Fundação Marquês de Pombal, mais uma sessão da iniciativa ‘Nómadas do Pensamento’. Desta vez o foco estará no lugar que a educação e cultura têm na nossa sociedade nos dias de hoje.
Com a curadoria de Pedro Abrunhosa e Paulo Mendes Pinto, os convidados Marçal Grilo, Patrícia Reis e Pedro Patacho abordam os temas da educação e cultura na sociedade.
Entre Mito e Realidade, que lugar damos à Educação e à Cultura?
‘Constantemente presente nos discursos políticos, a Educação parece ser o mais frágil consenso que nunca chega a ser consensualizado. Campo de discursos inflamados, de teses e de propostas ambiciosas que lhe colocam a responsabilidade, seja do desenvolvimento, seja da cidadania, a escola há muito que gera desconfianças e parece não conseguir chegar ao nível do que dela se espera. Muitas vezes demitidas dos seus deveres, as famílias pedem que a escola faça tudo, educação e instrução.
Com mais dificuldade em ser apresentada como narrativa estruturante da sociedade, a cultura vai sendo um parente próximo no campo ministerial, sempre em risco de despromoção.’
A entrada é gratuita, sujeita à capacidade do espaço.
Esta sessão também será transmitida em direto nas páginas de Facebook do Município de Oeiras, das Bibliotecas Municipais de Oeiras e no canal de Youtube do Município de Oeiras.
Mais informações: livraria.verney@oeiras.pt / tel. 214 408 329
📷 Informação sobre tratamento de dados
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.