‘Da Palavra à Imagem’ é o tema das MasterClasses Cinema de 2024, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras.
Durante o ano de 2024, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem às terças-feiras pelas 15h30.
A literatura tem servido de base ao cinema desde muito cedo. Logo nos seus primórdios, em 1899, George Mélies, adaptou para o ecrã uma versão do conto dos Irmãos Grimm “Cinderela” e a peça “King John” de William Shakespeare, sendo que ainda antes deste Meliés há o registo da adaptação cinematográfica de “Trilby and Little Billee” em 1896, um filme de 45 segundos realizado por George L. Du Maurier, adaptado da sua própria novela e que se tem como a primeira adaptação cinematográfica a partir de um objecto literário.
Desde então muitos foram os autores adaptados ao cinema, sendo que nomes como William Shakespeare, Ian McEwan, Nicholas Sparks, J.K. Rowling, Ian Fleming, John Grisham, Stephen King, Agatha Christie, Arthur Conan Doyle, Philip Roth, John le Carré estão entre os mais adaptados.
E alguns dos filmes mais marcantes das últimas décadas e dos maiores sucessos de bilheteira como ‘It’, ‘The Godfather’, ‘The Silence of the Lambs’, ‘The Lord of the Rings’, ‘The Shawshank Redemption’, a série de ‘Harry Potter’, ‘The Wizard of OZ’, ‘Gone with the Wind’, ‘The Shining’, ‘One Flew Over the Cuckoo’s Nest’, ‘The Devil Wears Prada’, ‘Schindler’s List’, ‘The Hunger Games’, ‘The Chronicles of Narnia’, ‘Forrest Gump’, ‘Jurassic Park’, ‘The French Connection’, ‘Solaris’, ‘Raging Bull’, ‘Breakfast at Tiffany’s’, ‘The Talented Mr. Ripley’, ‘Ben-Hur’, ‘L.A. Confidential’, ‘The Remains of the Day’, ‘Doctor Zhivago’, ‘No Country for Old Men’, ‘Fight Club’, ‘The Exorcist’ nasceram todos de livros. Assim como algumas das mais brilhantes personagens da cinematografia mundial como Sherlock Holmes.
Também o cinema português desde muito cedo foi beber à literatura logo com uma primeira adaptação de ‘Os Fidalgos da Casa Mourisca’ de Júlio Dinis feita por George Pallu em 1920. Desde então muitos foram os autores adaptados: Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Júlio Dantas, Leão Penedo, Vicente Sanches, Vergílio Ferreira, José Cardoso Pires, Mário Zambujal, Lídia Jorge, entre muitos outros.
A masterclass ‘Da Palavra à Imagem’ pretende percorrer diversos géneros cinematográficos e literários, diferentes décadas, diferentes correntes e mostrar assim como tem vindo a ser a ligação entre o cinema e a literatura ao longo dos anos.
Frederico Corado (realizador e encenador)
Conheça aqui a programação de novembro
🔹 5 novembro
À BEIRA DO ABISMO (The Big Sleep); Thriller/Drama, 1946, EUA; de Howard Hawks, com Lauren Bacall, Lauren Bacall, John Ridgely, Humphrey Bogart; 114 min.; M/12 anos
O detective particular, Philip Marlowe, é contratado por Sternwood, um homem milionário que diz estar a ser chantageado de novo, depois de há dois anos ter pago cinco mil dólares para que Joe Brody deixasse Carmen, a sua filha mais nova, em paz.
Baseado na obra literária “The Big Sleep”, de Raymond Chandler
🔹 12 novembro
E TUDO O VENTO LEVOU (Gone With the Wind); Drama, 1939, EUA; de Victor Fleming, George Cuckor; com Hattie McDaniel, Clark Gable, Leslie Howard, Vivien Leigh; 238 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “Gone With the Wind”, de Margaret Mitchell
Scarlet O’ Hara é a jovem e temperamental herdeira de uma plantação no Sul dos EUA, numa altura em que o país se prepara para a guerra. A sua grande ambição é casar com Ashley, mas o jovem decide casar com Melanie, a plácida prima de Scarlet. Frustrada com a derrota amorosa, Scarlet acaba por cruzar o seu destino com o de Rhett Butler, um altivo e charmoso aventureiro, por quem se apaixona sem nunca o querer admitir.
🔹 19 novembro
IRMA LA DOUCE (Irma La Douce); Comédia, 1963, EUA; de Billy Wilder; com Jack Lemmon, Shirley MacLaine, Lou Jacobi; 147 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “Irma La Douce”, de Alexandre Breffort
Nestor Patou desencadeia uma rusga num bairro de Paris e prende algumas prostitutas, entre as quais se inclui Irma “La Douce”. Na sequência da rusga, Nestor Patou perde o emprego e o seu primeiro desejo é reencontrar Irma no bairro das prostitutas. Ao chegar ao bairro, depara-se com o chulo que controlava o negócio na zona, acabando por ter de o enfrentar.
🔹 26 novembro
MÚSICA NO CORAÇÃO (The Sound of Music); Musical, 1965, EUA; de Robert Wise, com Richard Haydn, Julie Andrews, Eleanor Parker, Christopher Plummer; 174 min.; M/6 anos
Baseado na obra literária “The Story of the Trapp Family Singers”, de Maria Von Trapp
Maria, é uma noviça cuja vocação para freira se resume ao nome. A sua indisciplina e o seu jeito para se meter sempre em sarilhos faz com que o convento que a alberga decida incumbi-la de uma missão mais terrena: tomar conta dos sete filhos do viúvo e rezingão Capitão Von Trapp. Maria segue para a luxuosa mansão dos Von Trapp entusiasmada, mas, ao mesmo tempo, receosa… E tem razões para o estar.
AUDITÓRIO MUNICIPAL MAESTRO CÉSAR BATALHA
Avenida das Descobertas, 59 – Galerias Alto da Barra, Oeiras
Terças-feiras, 15h30
Entrada gratuita, de acordo com a classificação etária e limitada aos lugares disponíveis
Entrega de senhas a partir das 15h00. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão
Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão
Programa sujeito a alterações
www.cm-oeiras.pt | carlos.pinto@oeiras.pt | Tel. 214408565
Esteja atento ao nosso site, para ficar a conhecer a programação dos meses seguintes.