A carregar Eventos

« Todos os Eventos

MasterClasses Cinema 2024 | Da Palavra à Imagem | Julho

Julho 30 @ 3:30 am 5:00 pm

‘Da Palavra à Imagem’ é o tema das MasterClasses Cinema de 2024, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras. 

Durante o ano de 2024, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem às terças-feiras pelas 15h30.


A literatura tem servido de base ao cinema desde muito cedo. Logo nos seus primórdios, em 1899, George Mélies, adaptou para o ecrã uma versão do conto dos Irmãos Grimm “Cinderela” e a peça “King John” de William Shakespeare, sendo que ainda antes deste Meliés há o registo da adaptação cinematográfica de “Trilby and Little Billee” em 1896, um filme de 45 segundos realizado por George L. Du Maurier, adaptado da sua própria novela e que se tem como a primeira adaptação cinematográfica a partir de um objecto literário.

Desde então muitos foram os autores adaptados ao cinema, sendo que nomes como William Shakespeare, Ian McEwan, Nicholas Sparks, J.K. Rowling, Ian Fleming, John Grisham, Stephen King, Agatha Christie, Arthur Conan Doyle, Philip Roth, John le Carré estão entre os mais adaptados. 
E alguns dos filmes mais marcantes das últimas décadas e dos maiores sucessos de bilheteira como ‘It’, ‘The Godfather’, ‘The Silence of the Lambs’, ‘The Lord of the Rings’, ‘The Shawshank Redemption’, a série de ‘Harry Potter’, ‘The Wizard of OZ’, ‘Gone with the Wind’, ‘The Shining’, ‘One Flew Over the Cuckoo’s Nest’, ‘The Devil Wears Prada’, ‘Schindler’s List’, ‘The Hunger Games’, ‘The Chronicles of Narnia’, ‘Forrest Gump’, ‘Jurassic Park’, ‘The French Connection’, ‘Solaris’, ‘Raging Bull’, ‘Breakfast at Tiffany’s’, ‘The Talented Mr. Ripley’, ‘Ben-Hur’, ‘L.A. Confidential’, ‘The Remains of the Day’, ‘Doctor Zhivago’, ‘No Country for Old Men’, ‘Fight Club’, ‘The Exorcist’ nasceram todos de livros. Assim como algumas das mais brilhantes personagens da cinematografia mundial como Sherlock Holmes.

Também o cinema português desde muito cedo foi beber à literatura logo com uma primeira adaptação de ‘Os Fidalgos da Casa Mourisca’ de Júlio Dinis feita por George Pallu em 1920. Desde então muitos foram os autores adaptados: Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Júlio Dantas, Leão Penedo, Vicente Sanches, Vergílio Ferreira, José Cardoso Pires, Mário Zambujal, Lídia Jorge, entre muitos outros. 

A masterclass ‘Da Palavra à Imagem’ pretende percorrer diversos géneros cinematográficos e literários, diferentes décadas, diferentes correntes e mostrar assim como tem vindo a ser a ligação entre o cinema e a literatura ao longo dos anos. 
Frederico Corado (realizador e encenador)

Conheça aqui a programação de junho

🔹 2 julho

‘TER OU NÃO TER’ (To Have and Have Not); Drama, 1944, EUA; de Howard Hawks; com Humphrey Bogart, Walter Brennan, Lauren Bacall; 100 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “To Have and Have Not”, de Ernest Hemingway
Em 1940, Harry Morgan é o capitão americano dono de uma pequena embarcação na Martinica, que aluga para os turistas pescadores. Quando membros da Resistência Francesa pretendem alugar o seu barco Harry diz que não faz o serviço, pois não quer arranjar confusão.

🔹 9 julho

‘UM CRIADO AO SEU DISPOR’ ((Room Service); Comédia, 1938, EUA; de William A. Seiter; com Chico Marx, Groucho Marx, Harpo Marx, Annie Miller; 78 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “Room Service”, de Allen Boretz e John Murray
Gordon Miller, um produtor de teatro de meia-tigela, quer montar uma peça. Enguanto espera que algum capitalista caia do céu para financiar a produção, hospeda-se com os 22 membros de sua companhia, num hotel onde o gerente é seu cunhado. Quando deve uma pequena fortuna um auditor descobre a situação e decide despeja-los.

🔹 16 julho

‘FRANKENSTEIN’ (Frankenstein); Thriller, 1931, EUA; de James Whale; com Boris Karloff, John Bole, Mae Clarke; 71 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “Frankenstein”, de Mary Shelley
Decidido a provar as suas teorias de criar vida a partir dos mortos, o Dr. Henry Frankenstein, um jovem e obstinado cientista, constrói um corpo de partes de vários cadáveres que recolhe com a ajuda do corcunda Fritz, seu leal assistente.

🔹 23 julho

‘DRÁCULA’ (Drácula); Terror, 1931, EUA; de Tod Browning; com Dwight Frye, Helen Chandler, Bela Lugosi; 75 min.; M/16 anos
Baseado na obra literária “Drácula”, de Bram Stoker
O conde Drácula, é um aristrocrata oriundo da Transilvânia, que aterroriza Londres com a sua maldição. Começando por seduzir uma jovem, o “príncipe das trevas” inicia, através dela, a propagação do vampirismo.

🔹 30 julho

‘O AGENTE SECRETO 007’ (Dr. No); Ação, 1962, EUA; de Terence Young; com Jack Lord, Ursula Andress, Sean Connery; 110 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “Dr. No”, de Ian Flemming
O agente 007 dos Serviços Secretos Britânicos é enviado à Jamaica para investigar o assassinato de um outro agente e para descobrir o que está a interferir nos lançamentos de mísseis americanos do Cabo Canaveral. A sua chegada não é bem vista por muitos, mas Bond rapidamente estará na pista do assassino, que o acabará por levar ao Dr. No: um cientista louco com um plano diabólico para conquistar o mundo.

AUDITÓRIO MUNICIPAL MAESTRO CÉSAR BATALHA
Avenida das Descobertas, 59 – Galerias Alto da Barra, Oeiras
Terças-feiras, 15h30
Entrada gratuita, de acordo com a classificação etária e limitada aos lugares disponíveis
Entrega de senhas a partir das 15h00. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão
Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão
Programa sujeito a alterações
www.cm-oeiras.pt | carlos.pinto@oeiras.pt | Tel. 214408565 

Esteja atento ao nosso site, para ficar a conhecer a programação dos meses seguintes. 

Auditório Municipal Maestro Cesar Batalha

Av. das Descobertas 2780-053 Oeiras Portugal + Mapa do Google