‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é um do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos.
Durante o ano de 2024, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem aos domingos pelas 15h30.
Consulte aqui a brochura das Masterclasses até ao final do ano.
Como escreveu Lauro António, “Afirmar Alfred Hitchcock como “o mestre do suspense” é dizer muito pouco. Ele foi-o incontestavelmente, mas ao analisar globalmente a sua obra não se deve ficar com a ideia de que Hitch era um mero realizador de divertimentos macabros que empolgaram as plateias de todo o mundo. Alfred Hitchcock foi um dos grandes autores da história do cinema, por muito que ele procurasse aligeirar a concepção e repetisse amiudadas vezes que “Não passa de um filme!”.
Amplamente considerado um dos mais reverenciados e influentes cineastas de todos os tempos, Alfred Joseph Hitchcock (diretor e produtor cinematográfico britânico) foi eleito pelo The Telegraph o maior diretor da história da Grã-Bretanha e, pela Entertainment Weekly, o maior do cinema mundial.
A sua filmografia é das que maior coerência ostenta em toda a história do cinema. Hitchcock era homem de convicções fortes, de obsessões firmes, de temática constante, de um rigor formal e estilístico que assombram. Ainda hoje a maioria dos seus filmes não se deixou corromper por uma ruga, não envelheceu um minuto e mantém uma modernidade de olhar e de construção que espantam. Alfred Hitchcock abordou os assuntos do seu tempo, mas interessou-se sobretudo pela condição humana. O que é eterno.
Programação de setembro
1 de setembro
‘O Desconhecido do Norte-Expresso’
‘Strangers on a Train’
(1951) 101 minutos
Haines é um tenista famoso, casado, que se quer divorciar para casar com Anne Morton, a mulher que ama, e que é filha de um senador. Para isso Haines viaja até a sua cidade natal com o intuito de conseguir que a sua infiel mulher, Miriam, assine os papéis do divórcio, e fica furioso quando não consegue. De
regresso, no comboio encontra um psicopata chamado Bruno Antony.
8 de setembro
‘Confesso!’
‘I Confess’
(1953) 95 minutos
Um homem mata outro e confessa o seu crime a um padre, que, por diversas razões, é acusado do crime,
mas que não pode dizer a verdade devido ao segredo da confissão.
15 de setembro
Chamada Para a Morte
‘Dial M for Muder’
(1954) 88 minutos
Tony Wendice, um ex-tenista de sucesso, sabe que Margot, sua mulher, tem um amante. Para se vingar
e também para ficar com a fortuna dela, Tony planeia o homicídio de Margot em forma de crime perfeito.
22 de setembro
‘Janela Indiscreta’
‘Rear Window’
(1954) 112 minutos
L. B. Jefferies é um repórter fotográfico que depois de partir uma perna fica confinado ao seu apartamento em Nova Iorque. Para se distrair, começa a observar, pela janela, a vida dos vizinhos. Até suspeitar que um deles terá assassinado a mulher. A namorada de Jefferies e a sua enfermeira vão acompanhá-los nesta investigação voyeurista
29 de setembro
‘Ladrão de Casaca’
‘To Catch a Thief’
(1955) 106 minutos
Hitchcock e Grace Kelly no seu último encontro, antes da segunda se tornar princesa de Mónaco (o romance com o príncipe começou durante a rodagem deste filme feito na Cote d”Azur). Um ladrão de jóias retirado volta à acção quando alguém lhe usurpa o nome numa série de audaciosos roubos.
AUDITÓRIO MUNICIPAL JOSÉ DE CASTRO
Avenida Senhor Jesus dos Navegantes, Paço de Arcos
Domingos, 15h30
M/ 12 anos. Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis
Entrega de senhas a partir das 15h. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão
Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão
Programa sujeito a alterações
www.cm-oeiras.pt | carlos.pinto@oeiras.pt | Tel. 214408565