A carregar Eventos

« Todos os Eventos

MasterClass História do Cinema | Redescobrir Alfred Hitchcock Junho 2024

Junho 2 @ 3:30 pm Junho 30 @ 6:00 pm

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos.

Durante o ano de 2024, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem aos domingos pelas 15h30.

Consulte aqui a brochura das Masterclasses até ao final do ano. 

Como escreveu Lauro António, “Afirmar Alfred Hitchcock como “o mestre do suspense” é dizer muito pouco. Ele foi-o incontestavelmente, mas ao analisar globalmente a sua obra não se deve ficar com a ideia de que Hitch era um mero realizador de divertimentos macabros que empolgaram as plateias de todo o mundo. Alfred Hitchcock foi um dos grandes autores da história do cinema, por muito que ele procurasse aligeirar a concepção e repetisse amiudadas vezes que “Não passa de um filme!”. 
Amplamente considerado um dos mais reverenciados e influentes cineastas de todos os tempos, Alfred Joseph Hitchcock (diretor e produtor cinematográfico britânico) foi eleito pelo The Telegraph o maior diretor da história da Grã-Bretanha e, pela Entertainment Weekly, o maior do cinema mundial.
A sua filmografia é das que maior coerência ostenta em toda a história do cinema. Hitchcock era homem de convicções fortes, de obsessões firmes, de temática constante, de um rigor formal e estilístico que assombram. Ainda hoje a maioria dos seus filmes não se deixou corromper por uma ruga, não envelheceu um minuto e mantém uma modernidade de olhar e de construção que espantam. Alfred Hitchcock abordou os assuntos do seu tempo, mas interessou-se sobretudo pela condição humana. O que é eterno.

Programação de junho

2 junho
‘Rebecca’
‘Rebecca’ 
(1940) 130 minutos 
Com Joan Fontaine, Laurence Olivier, Judith Anderson.
Uma mulher frágil casa-se com um homem de uma condição social muito mais elevada e vai viver numa mansão, sobre a qual pairam a sombra sinistra da governanta e a lembrança de Rebecca, a primeira mulher do marido.

9 junho
‘Correspondente de Guerra’
‘Foreign Correspondent’
(1940) 120 minutos
Com Joel McCrea, Laraine Day, Herbert Marshall.
Joel Mccrea é um repórter desportivo americano enviado para a Europa para uma série de reportagens “diferentes” sobre a crise política que levou à Segunda Guerra Mundial. O mestre do suspense dá-nos um dos seus filmes mais espetaculares, cheio de achados visuais (as sequências dos moinhos de vento, o atentado contra o político e a queda final do avião) e com o seu humor característico (a tentativa de assassinato do jornalista).

16 junho
‘O Srº e a Srª Smith’
‘Mr. and Mrs. Smith’
(1941) 95 minutos
Com Carole Lombard, Robert Montgomery, Gene Raymond.
Ann e David são um casal feliz. Certo dia ela pergunta-lhe se tivesse de fazer tudo novamente, se voltaria a casar com ela. Para sua surpresa, ele responde que não. Mais tarde, naquele mesmo dia, separadamente, descobrem que, devido a uma complicação quando se casaram há três anos, eles não são legalmente casados.

23 junho
‘Suspeita’
‘Suspicion’
(1941) 99 minutos
Com Cary Grant, Joan Fontaine, Nigel Bruce.
Johnny Aysgarth é um charmoso playboy e inveterado jogador que vive pedindo dinheiro emprestado. Ele casa com a tímida Lina McLaidlaw, uma rica herdeira. Mas é apenas após a lua-de-mel que ela começa a desconfiar do caráter dele, quando o parceiro e amigo de Johnny é morto misteriosamente. Ela suspeita do marido e teme que possa ser a próxima vítima.

30 junho
‘Sabotagem’
‘Saboteur’
(1941) 109 minutos
Com Priscilla Lane, Robert Cummings, Otto Kruger.
Quando um acto de sabotagem destrói parte de uma fábrica de aviões, o inocente empregado Barry Kane é acusado do crime. Determinado em resgatar a sua boa reputação, Kane inicia uma perseguição ao homem que julga ser responsável pela sabotagem, o misterioso Mr. Fry.
 

AUDITÓRIO MUNICIPAL JOSÉ DE CASTRO
Avenida Senhor Jesus dos Navegantes, Paço de Arcos
Domingos, 15h30
M/ 12 anos. Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis
Entrega de senhas a partir das 15h. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão
Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão
Programa sujeito a alterações
www.cm-oeiras.pt | carlos.pinto@oeiras.pt | Tel. 214408565

Auditório Municipal José de Castro

Av. Sr. Jesus dos Navegantes 7A 2770-132 Paço de Arcos Portugal + Mapa do Google