O Aquário Vasco da Gama acolhe, entre 1 e 30 de junho, a exposição da artista Francisca Rocha Gonçalves, ‘Underwater Ecotones’. A cerimónia de inauguração terá lugar no dia 1 de junho, pelas 17h30.
Com curadoria de Inês Valle e Marco Frade, esta experiência museológica alia arte contemporânea, ciência e conservação, revelando formas de comunicação mais-do-que-humanas através de ecologias de som e luz. A exposição parte da coleção vocal do Aquário Vasco da Gama para explorar os mundos subaquáticos através de uma perspetiva sensorial e imersiva.
O programa inclui ainda várias atividades paralelas, como soundwalks, sessões de escuta subaquática no rio Tejo a bordo de barco, visitas-orientadas, entre outras propostas que desafiam a perceção do mundo natural.
A mostra resulta da residência arte e ciência ‘A Call to the Sea’, desenvolvida por Francisca Rocha Gonçalves, em colaboração com Kira Gama Rocha, Johannes Goessling e Pedro Frade, no âmbito do projeto Bauhaus of the Seas Sails, financiado pela União Europeia.