A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Exposição ‘João Abel Manta livre’

Abril 6 @ 8:00 am 11:00 am

‘João Abel Manta livre’ é o nome da exposição que vai estar patente ao público no Palácio Anjos, em Algés, de 6 de abril a 20 de dezembro.

A inaugurar no dia 5 de abril, às 19h, precisamente no mês que se assinala o cinquentenário da revolução que pôs termo a outro quase meio século de regime autoritário, a exposição ’João Abel Manta livre’ pretende celebrar essa liberdade.

Com acesso sem precedentes ao arquivo pessoal do artista (que permitiu, por exemplo, a primeira mostra de alguns desenhos feitos durante a sua estada na prisão de Caxias, em 1948), esta é, sem dúvida, a mais abrangente e vasta exposição até hoje do trabalho pluridisciplinar de João Abel Manta (que englobou pintura, desenho, cartoon, ilustração, design gráfico, conceção de painéis de azulejos e tapeçarias, cenografia e figurinismo para teatro). O conjunto de obras em exposição conta com empréstimos de instituições como o Museu de Lisboa e o MNAC Museu do Chiado, assim como de colecionadores particulares de relevância, como os herdeiros de Vasco Gonçalves (a quem o artista ofereceu maquetas de cartazes, que aqui serão expostas pela primeira vez).

A exposição ‘João Abel Manta livre’ será mais um ponto na afirmação da memória de uma longa e brilhante carreira, a de um artista sem cujo trabalho alguns dos anos mais importantes do último século português perderiam parte da sua identidade e seriam mesmo incompreensíveis.

A exposição conta com curadoria de Pedro Piedade Marques, design gráfico e expositivo de Jorge Silva/Silvadesigners e colaboração de uma das netas do artista, Mariana Manta Aires.

▶ Horários:
De terça a domingo das 11h às 18h (última entrada às 17h30)
Encerra segundas e feriados (dia 25 de Abril estaremos abertos para comemorar o dia da liberdade com entrada gratuita)
Bilhetes à venda na Tickteline e Palácio Anjos. Preço base: 2€ com descontos aplicáveis

Informações:
Palácio Anjos: Alameda Hermano Patrone, 1495-064 Algés
Contacto: 214111400 | panjos@oeiras.pt

€2

Município de Oeiras