O documentário ‘Silvestres’ promovido pelo Município de Oeiras estreia dia 13 de abril, pelas 11h, no Cinema NOS do Oeiras Parque.
A divulgação do filme em vários festivais, nacionais e internacionais, ao longo de 2024, tem contribuído para aumentar o conhecimento do público sobre a biodiversidade em meio urbano, alertar para a importância dos polinizadores e criar uma ligação da comunidade à natureza, estimulando a adoção de comportamentos que permitam a sua preservação. Em outubro de 2024, ‘Silvestres’ conquistou o Prémio Ivan Chersky para ‘Melhor Filme Popular de Ciência’ no 23º Baikal International Film Festival que teve lugar na Rússia.
➡️ Sinopse: Em ‘Silvestres’, entramos numa viagem até ao coração da vila de Oeiras, onde se empreende um projeto ambicioso: a criação de um prado de flores silvestres com o objetivo de contrariar o declínio dos polinizadores naquela que é a Quinta de Recreio de um dos ministros mais poderosos e controversos da história de Portugal: o Marquês de Pombal. Enquanto um prado de flores silvestres ganha vida, o filme explora os esforços de uma dedicada equipa na recuperação da biodiversidade urbana: desde a captura de uma coruja que reside nas estruturas históricas da Quinta, até às rotinas de um biólogo que desenvolve um vínculo especial com as abelhas silvestres que cria e protege em casa, com o objetivo de reintroduzi-las no novo prado.
‘Silvestres’ pinta um retrato vívido de uma cidade moldada pelo legado da visão agrícola do Marquês de Pombal e pelo poder da ação coletiva, convidando os espectadores a refletir sobre as possibilidades de harmonizar o desenvolvimento urbano com o mundo natural.
✔ As inscrições já se encontram abertas no portal: Agenda da Natureza
🎬 Assista ao trailer do documentário
✅ Entrada gratuita, mediante inscrição, limitada à capacidade da sala.
Informações: Divisão de Gestão Ambiental – Tel: 210 977 459 | dga@oeiras.pt