O Palácio do Egito, em Oeiras, recebe o espetáculo ‘as cartas de PENÉLOPE’ no próximo dia 28 de junho, pelas 21h30, e fica patente até ao dia 2 de agosto.
‘As cartas de Penélope’ é o resultado da interface entre o som, a fotografia, a palavra escrita e falada e o movimento, para uma leitura performance entre a ficção e o registo documental. Mediante a junção de registos iconográfico-históricos e o corpo presente em cena, o espetáculo exercita esta relação de distância entre Portugal e o Ultramar, ao convidar o espetador a sentir o abalo da impossibilidade de um contato físico.
O espetáculo surge da inquietação e da necessidade de contribuir para a preservação de uma memória coletiva, permeada por milhares de memórias individuais, cujos efeitos colaterais se estendem aos dias de hoje, e do interesse em explorar o modo como a mulher viveu a contenda.
M/12 anos . Acesso gratuito.
Informações : dca@oeiras.pt
Ficha Técnica e Artística
– Texto Original – composição colectiva. Inspiração direta em aerogramas e cartas trocadas durante a Guerra em África, testemunhos reais e arquivos históricos
-Direção Artística e Co-Criação – Patrícia Susana Cairrão e Ricardo G. Santos
– Interpretação- Patrícia Susana Cairrão
– Composição Musical e Sonoplastia – Composição Coletiva
– Cenografia, Figurinos e Adereços – Rita Capelo
– Espaço Cénico – RUGAS Associação Cultural
– Direção Técnica – Show Ventura
– Produção e Comunicação – Andreia Lola Lourenço
– Assistência de Produção – Ângela Ribeiro e Artur Dinis
– Fotografia, Vídeo e Gestão de Redes Sociais – Sofia Correia
– Uma Criação – RUGAS Associação Cultural
– Parceiros – ma3cor atelier de impressão, Coffeepaste e Antena 1