Em julho, o ‘Ciclo de Dança’ está de volta aos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, com três espetáculos imperdíveis nos dias 11, 12 e 13 de julho.
Nesta edição, sobem ao palco duas companhias nacionais e uma companhia internacional, num programa que celebra a diversidade e a excelência da dança contemporânea. A entrada é livre, convidando o público a desfrutar de momentos únicos da dança num dos espaços mais emblemáticos de Oeiras.
‘Romeu e Julieta’ – 11 de julho | 21h30
Esta nova produção nasce do desejo de continuar a trabalhar os grandes clássicos, dando seguimento ao trabalho desenvolvido com ‘Lago dos Cisnes’ e ‘Sagração da Primavera’ de Daniel Cardoso, relacionando-os com a vida e a sociedade de hoje. O coreógrafo assumirá o desafio de apresentar uma nova criação inspirada em “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare.
Esta nova versão de ‘Romeu e Julieta’ leva-nos ao mundo do amor romântico, amor este que nada ou ninguém pode destruir. Um amor que é cego, um tipo de amor tão forte que nem pela morte poderá ser vencido. Poderá esta história ser transposta para a atualidade, numa época em que egocentrismo, egoísmo e autoindulgência são um dos focos principais nas nossas vidas?
Sendo uma peça com a qual as pessoas se relacionam, ‘Romeu e Julieta’ é reconhecida pela maioria das culturas como a maior história de amor.
A coreografia de Daniel Cardoso, ao lado da música de Sergei Prokofiev, visa questionar o público sobre o que temos de mais precioso nas nossas vidas e que muitas vezes esquecemos…o amor.
Ficha Artística
Direção Artística, Conceito e Coreografia: Daniel Cardoso
Suporte à dramaturgia: Ana Lázaro
Intérpretes: 8 Bailarinos
Música: Sergei Prokofiev
Cenografia: Daniel Cardoso e Hugo F. Matos
Figurinos: Maria Monte
Desenho de Luz: Daniel Cardoso
Ensaiadores: Rui Reis e Kim Potthoff
Produção: Raquel Vieira de Almeida
Fotografia: C. Cardoso
‘Havana Social Club’ | 12 de julho | 21h30
O colectivo (oito musicos e quatro bailarinos) presta homenagem à música tradicional cubana dos anos 30, 40 e 50, do qual fazem parte artistas como Compay Segundo, Omara Portuondo, Nico Saquito, Los Compadres, Buena Vista Social Club, entre outros. Através de releituras de clássicos do cancioneiro cubano, o grupo convida o espectador a saborear a essência da cultura cubana e o colorido do Latin Jazz. Um som que comove e alegra em simultâneo… Um espetáculo imperdível!
São verdadeiros embaixadores do género musical Son – considerado subversivo pela ditadura de Gerardo Machado devido aos seus ritmos demasiado africanos -, oriundo da parte oriental da ilha e uma fusão de tradições espanholas e africanas, mantém-se pleno de vitalidade e com um ritmo subjacente claramente marcado que lhe confere um charme tropical inconfundível.
O estilo vocal único, a métrica lírica e a primazia do trés (guitarra de três cordas
duplas), derivado do violão espanhol transmitem um misto de emoções controlado pelo pulsar rítmico latino. Música de dança popular dos camponeses e dos proletários, o Son é a raiz musical para muitas formas contemporâneas.Dançado inicialmente em bairros e academias de dança pelas classes populares, tornou-se no seu meio de expressão mais idóneo e representativo após a Primeira Guerra.
Ficha Artistica
Músicos:
Piano/direção musical – Victor Zamora | Percussão – Osvaldo Pegudo |
Timbalas – Ivan Campilho | Contrabaixo – Pedro Corralles | Trompete – Micael Pereira
Voz/guitarra trés – José Debray | Voz/maracas – Raúl Reyes | Voz- Gretel Martinez
Baile:
Angel Rojas | Diana Castañas | Maximo Zequeira | Natalí Rojas
Portugal em Dança – Gala de Dança
Raymonda Variação – 3° ato
Coreografia M. Petipa
Música A. Glazunov
Piano Filipa Tordo
Bailarina Filipa de Castro
Satanella – Pas de Deux
Coreografia M. Petipa
Música Pugni
Bailarinos Mar Escoda e Francisco Gomes
Festival das Flores em Genzano – Pas de Deux
Coreografia A. Bournonville
Música Helsted e Paulli
Piano Filipe Tordo
Bailarinos Ren Yamada e Diogo Bettencourt
Giselle – Pas de Deux
Coreografia M. Petipa
Música A. Adam
Bailarinos Miyu Matsui e Jorge Palacios
Intermezzo com Filipe Tordo ao piano
Paquita – Grand Pas Classique
Coreografia M. Petipa
Música L. Minkus
Bailarinos:
Filipa de Castro e Lourenço Ferreira
Patrícia Main, Raquel Fidalgo, Frederico Loureiro
Katarina Gajic, Mariana Ferreira, Ren Yamada, Ruxandra Popa
Emma Sicilia, Mar Escoda, Michelle Luterbach, Nanae Yagisawa
Agradecimento à Companhia Nacional de Bailado e à Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
Ficha Artística
Filipa de Castro – Direção artística | M. Petipa, A. Bournonville – Coreografia |
Filipa de Castro e bailarinos solistas da CNB – Bailarinos | Filipe Tordo – Piano |
Tchaikovsky, Minkus, Adam, Pugni, Helsted, Paulli – Música
Henrique Andrade – Direção de cena | Pedro Mendes – Desenho de luz
Paulo Fernandes | Som
Condições de Acesso / Informações
M/6 anos | Entrada livre
Informações: maria.gil@oeiras.pt | 214408547
📷 Informação sobre tratamento de dados
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.