O ciclo de filmes ‘Cinema Censurado’, integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, regressa ao Templo da Poesia, em Oeiras, esta sexta-feira, dia 28 de março, pelas 21h.
Com a exibição do filme ‘Lolita’, de Stanley Kubrik, seguido de conversa com Pedro Mexia e José Mário Silva, este evento convida ao debate de obras, que em determinada altura, foram de alguma forma proibidas ou sujeitas a cortes, limitando a liberdade de expressão.
O filme da noite de sexta-feira, foi baseado no romance de Vladimir Nabokov. Esta não foi, nem é, uma obra consensual entre os críticos, devido à representação controversa da questão do abuso sexual infantil. Na altura, suscitou um aceso debate que se prolonga até hoje, devido às questões éticas e artísticas que levanta.
Sinopse:
Um professor britânico de meia-idade vai viver para os Estados Unidos e aluga um quarto na casa de uma viúva, por cuja filha, de 14 anos, desenvolve uma obsessão. Para ficar sempre próximo da menina, chega mesmo a casar com a viúva, que acaba por morrer, ficando, assim, com o caminho livre para seduzir a jovem.
Entrada gratuita, sujeita à capacidade da sala.
Informações: livraria.verney@oeiras.pt | 21 440 83 29
📷 Informação sobre tratamento de dados
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.