O Oeiras Experimenta, um projeto de Ciência Cidadã dinamizado numa estreita parceria entre o ITQB NOVA, o Instituto Gulbenkian de Ciência e o Município de Oeiras, vai assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica a 24 de novembro, entre as 10h e as 12h, com uma visita participativa ao terreno onde decorrem os ensaios científicos deste projeto, na Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal.
Este projeto tem como objetivo estudar os impactos das alterações climáticas no crescimento e produtividade de plantas que possam ser mais resistentes a condições adversas, como o chícharo, o sorgo e variedades nacionais de arroz e conhecer melhor o microbioma em abelhas. Será também iniciado neste dia um estudo sobre o impacto que a rotatividade de culturas, recomendada pela União Europeia, pode ter no enriquecimento do solo e consequentemente na produtividade do arroz.
Os participantes nesta visita vão poder conversar com os investigadores envolvidos nos ensaios, participar como “cientistas cidadãos” na sementeira de favas e provar pastéis de chícharo, bolos de arroz e de sorgo, durante um piquenique que pretende dar a conhecer o potencial alimentar das plantas que estão a ser estudadas no âmbito do Oeiras Experimenta.
O Dia Nacional da Cultura Científica foi estabelecido, em Portugal, em 1996 por iniciativa do então Ministro da Ciência José Mariano Gago em homenagem ao conceituado Professor de Física e Química, Poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data.