A agenda de julho destaca um conjunto de iniciativas e eventos dedicados à comunicação e divulgação de ciência e conhecimento, promovidos ao longo do mês, pelas várias instituições de investigação científica de Oeiras.
📌 Efemérides, Dias Abertos
▶ 1º Aniversário do ISTSat-1
Local: Instituto Superior Técnico – campus Oeiras
Data: 5 de julho de 2025
Hora: 14h – 19h
Público-alvo: Estudantes, famílias e comunidade em geral
Data: 9 de julho
Hora: 11h às 13h
Descrição: O Instituto Superior Técnico assinala, no próximo dia 9 de julho, o primeiro aniversário do ISTSat-1, o primeiro satélite universitário inteiramente desenvolvido e construído em Portugal. Lançado a bordo do foguetão Ariane 6 da Agência Espacial Europeia (ESA), o ISTSat-1 representa um marco na história do ensino superior e da investigação científica nacional, reunindo o contributo de cerca de 50 estudantes, investigadores e docentes ao longo do seu desenvolvimento. A sessão comemorativa terá lugar no Átrio Central do Técnico – Polo de Oeiras, reunindo parceiros institucionais, especialistas do setor espacial e membros da comunidade académica para uma reflexão conjunta sobre o trabalho realizado e os desafios futuros na área da engenharia aeroespacial em Portugal.
Programa
11h00 | Sessão de Abertura
Rogério Colaço | Presidente do Instituto Superior Técnico
Isaltino Morais | Presidente da Câmara Municipal de Oeiras
11h15 | Apresentação “ISTSat-1: um ano em órbita”
Rui Rocha | NanosatLab
11h45 | Debate “O futuro do Espaço em Portugal”
Joana Mendonça | Instituto Superior Técnico
Ivo Vieira | LusoSpace
Tiago Peres | Agência Espacial Portuguesa
Moderação: João Paulo Monteiro | NanosatLab
ℹ Mais informações
▶ Open Day Tratolixo
Local: Ecoparque de Trajouce
Data: 5 de julho de 2025
Hora: 14h00 – 16h00
Público-alvo: Público geral
Data: 11 de julho
Hora: 14h00 às 16h00
Descrição: A Tratolixo volta a abrir as portas do Ecoparque de Trajouce, no próximo dia 11 de julho, das 14h00 às 16h00. É uma oportunidade especial para conhecer de perto as instalações e o trabalho que é desenvolvido em prol do ambiente.
• Visita guiada à Unidade de Tratamento Mecânico
• Visita à Central de Compostagem de Resíduos Verdes
• Visita ao Ecocentro
• Visita à Central de Triagem de Embalagens
• Esclarecimento de dúvidas e mitos sobre a reciclagem
• Orientações sobre as regras de separação de resíduos
Inscrições gratuitas, mas limitadas até ao dia 9 de julho.
ℹ Mais informações
ℹPrémio Mário Ruivo – “Oceano: um património que une gerações”
Data: candidaturas até 30 de setembro 2025
Público-alvo: Jovens entre os 14 e os 20 anos
Descrição: Estão abertas as inscrições para a 5.ª edição do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas. Na edição deste ano, dedicada ao tema “Oceano: um património que une gerações”, pretende-se despertar a atenção para a profunda ligação que existe entre o Oceano e a preservação e maximização dos direitos humanos. O Oceano, que cobre mais de 70% da superfície da Terra, sustenta meios de vida, alimenta populações, regula o clima e serve de casa a culturas ancestrais, por isso, proteger o Oceano é muito mais que apenas uma questão ambiental, proteger o Oceano é também uma questão de direitos humanos. A governação internacional do Oceano deve ser guiada por princípios de justiça, equidade e sustentabilidade, garantindo que todas as pessoas, em todas as partes do mundo, possam viver com dignidade, segurança e saúde, hoje e no futuro. Os filmes submetidos pelos jovens cineastas vão ser avaliados em quatro categorias – Mensagem, Criatividade, Cultura Científica e Futuro. O Prémio Mário Ruivo visa reforçar a consciencialização das gerações mais jovens para o reconhecimento do papel do Oceano, nas suas múltiplas dimensões, para a nossa sociedade e é uma homenagem ao Professor Mário Ruivo e ao seu legado.
• Filmes até 7 minutos
• 4 categorias a concurso
• Prémios de 2.000€ (por categoria)
▶ SymbNET PhD Summer School
Local: Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM), Oeiras
Data: 6 a 19 de julho de 2025
Hora: Regime intensivo (horário completo)
Público-alvo: Estudantes de doutoramento (nacionais e internacionais)
Descrição: A escola de verão SymbNET recebe doutorandos de diferentes países para aprofundar o estudo das relações simbióticas entre microrganismos e os seus hospedeiros. Esta iniciativa combina sessões teóricas com práticas laboratoriais orientadas por investigadores de referência, proporcionando uma formação avançada e multidisciplinar. Para além da componente científica, o programa promove o intercâmbio entre participantes e especialistas de várias instituições parceiras, criando oportunidades de colaboração internacional em ambiente de excelência.
▶ Verão na ULisboa
Local: IST – campus Oeiras
Data: 1 a 11 de julho de 2025
Hora: Atividades de dia completo
Público-alvo: Estudantes Ensino Secundário e Estudantes do 3.º Ciclo EB
Descrição: O Verão na ULisboa é uma iniciativa anual da Universidade de Lisboa (ULisboa) que pretende dar a conhecer e experimentar a vida académica e oferecer diversas atividades de ciência a estudantes do Ensino Básico e Ensino Secundário, numa semana dedicada a cada ciclo. A iniciativa é desenhada por várias Escolas da ULisboa, entre elas o Instituto Superior Técnico. Este ano as atividades decorrerão de 30 de junho a 4 de julho para estudantes do Ensino Secundário e de 7 a 11 de julho para estudantes do 3.º Ciclo. Todas as atividades serão realizadas nos campi Alameda e Oeiras, com exceção do evento que se realizará no Estádio Universitário de Lisboa e que decorrerá numa tarde de cada semana, onde se reunirão todos os participantes das Escolas da ULisboa. As atividades serão preparadas e dinamizadas por núcleos de estudantes, unidades de investigação e/ou departamentos do Técnico.
ℹ Mais informações
▶ Inauguração do Retail Lab powered by Galp
Local: IST – campus Oeiras
Data: 08 de julho de 2025
Hora: Atividades de dia completo
Público-alvo: Estudantes Ensino Secundário e Estudantes do 3.º Ciclo EB
Descrição: O Instituto Superior Técnico, em parceria com a Galp, inaugura no próximo dia 8 de julho o Retail Lab powered by Galp, um novo espaço de aprendizagem e inovação dedicado à área do retalho energético, situado no Polo de Oeiras.
Inserido no âmbito da Rede de Parceiros do Técnico, este laboratório interativo resulta de um esforço conjunto para estreitar a colaboração entre a academia e a indústria, proporcionando um ambiente propício à cocriação de soluções tecnológicas. O Retail Lab irá acolher projetos e atividades multidisciplinares, com foco em áreas como telecomunicações, eletrónica, informática e gestão industrial, envolvendo estudantes e investigadores do Técnico e equipas técnicas da Galp.
Programa
11:00 | Sessão de boas-vindas
Rogério Colaço, Presidente do Instituto Superior Técnico
João Diogo Marques da Silva, CEO Galp
11:10 | Apresentação da parceria Técnico-Galp
Principais atividades: Pedro Amaral, Vice-Presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo
Retail Lab (potencial e futuro): Joana Mendonça, Vice-Presidente do Técnico para o Polo de Oeiras
Potencial de crescimento: Ana Casaca e Manuel Andrade, Embaixadores Parceria Técnico-Galp
11:25 | Pequena apresentação/vídeo sobre a remodelação/criação do Retail Lab
11:30 | Inauguração do Retail Lab powered by Galp por Rogério Colaço e João Diogo Marques da Silva
11:45 | Foto + Cocktail»
ℹ Mais informações
▶ Rob9 16: Verão Científico
Local: IST – campus Oeiras
Data: 14 a 18 ou 21 a 25 de julho de 2025
Hora: 10h00 – 17h00
Público-alvo: Alunos de 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
Descrição: De 14 a 18 de julho ou de 21 a 25 de julho, terá lugar a iniciativa ‘Verão Científico Rob9-16’, que proporcionará aos participantes experiências incríveis, desafios criativos e aprendizagens surpreendentes. Na atividade prática ‘Queres criar um girassol robótico que imita a natureza?’ os alunos terão a possibilidade de construir uma flor eletrónica que gira automaticamente para seguir a luz do sol ou de uma lanterna, tal como um verdadeiro girassol. Com sensores de luz e programação simples em Arduino, os participantes irão explorar de forma divertida os princípios de robótica, eletrónica e energias renováveis.
▶ Summer Science 2025: conhece a ciência no ITQB NOVA
Local: ITQB-NOVA
Data: 21 a 25 de julho de 2025
Hora: 10h00 – 17h00
Público-alvo: Estudantes do 2º e 3º anos de licentiatura
Descrição: Já imaginou passar cerca de 18 horas num laboratório de topo, mesmo junto à praia, durante o verão? De 21 a 25 de julho de 2025, o ITQB NOVA promove mais uma edição do Summer Science @ ITQB NOVA, um programa de estágios de verão dirigido a estudantes do 2.º e 3.º anos de licenciatura com interesse em ciências biomoleculares, ciências da vida, biotecnologia, biologia computacional e áreas relacionadas. Ao longo de uma semana, os participantes terão a oportunidade de desenvolver trabalho científico num instituto de investigação de referência, integrando um dos laboratórios do ITQB NOVA. O programa inclui ainda workshops e atividades que promovem o contacto com investigadores em diferentes fases da carreira, proporcionando uma experiência enriquecedora, tanto a nível académico como pessoal. O ITQB NOVA é um instituto de investigação científica e formação avançada da Universidade NOVA de Lisboa, localizado em Oeiras.
▶ Fórum Agricultura 4.0
Local: INIAV – Quinta do Marquês, Oeiras
Data: 30 de junho e 01 de julho de 2025
Hora: 09h00 – 17h30
Público-alvo: Profissionais do setor agroalimentar, técnicos e investigadores
Descrição: O Fórum Agricultura 4.0 é um encontro técnico e científico que reúne especialistas para debater a transformação digital no setor agrícola. A edição deste ano foca-se em tecnologias emergentes, agricultura de precisão, sustentabilidade e inovação aplicada. O programa inclui painéis temáticos, comunicações técnicas e demonstrações em campo, oferecendo uma visão integrada dos desafios e oportunidades da agricultura do futuro. É também uma plataforma de encontro entre investigação, empresas e políticas públicas.
ℹ Mais informações
Conversas na Residência Artística
Local: Taguspark – Cidade do Conhecimento
Datas: 1 e 11 de julho
Horário: 10h30
Público-alvo: Público geral
Descrição: Depois de dois meses de criatividade nas Residências Artísticas, abrimos as portas para partilhar os projetos em desenvolvimento de cada artista, num registo de conversas descontraídas e abertas ao público. Venha descobrir ideias, processos e inspirações dos residentes.
Programa
1 julho — Carlos Stock, Cristina Gil e Tadeu
11 julho — Filipa Vilela
Entrada livre. Junte-se a nós!
ℹMais informações em tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt
▶ Limpeza Subaquática
Local: Marina de Oeiras
Data: 12 de julho de 2025
Hora: 10h00
Público-alvo: Público geral
Descrição: A Estação Náutica de Oeiras leva a cabo a 11ª Edição da Limpeza Subaquática da Oeiras Marina, dia 12 de julho, às 10H00! Esta iniciativa, em parceria com a BORK You, desempenha um papel crucial na proteção do meio ambiente, na segurança e no bem-estar das comunidades que dependem dos recursos aquáticos. A remoção de detritos subaquáticos, como plásticos e lixo, ajuda a preservar os ecossistemas aquáticos e a vida marinha, reduzindo os impactos negativos da poluição.
Junte-se a esta ação de limpeza, e participe num movimento global que visa a preservação e proteção do nosso Oceano e Planeta!
Não é mergulhador? Pode voluntariar-se para ajudar em terra ou em kayak. Todas as iniciativas ajudam.
ℹInscrições abertas em: https://www.borkyou.com/oeiras-marina-underwater-clean-up/
▶ Ciência Cidadã, Saúde, Mar e Sustentabilidade nas Bibliotecas de Praia de Oeiras
Local: Bibliotecas de Praia – Santo Amaro de Oeiras e Torre
Data: 12 e 19 de julho 2025
Hora: 14h00 – 18h00
Público-alvo: Público geral
Descrição: As Bibliotecas de Praia de Paço de Arcos, Santo Amaro de Oeiras e da Torre acolhem, em três datas distintas, um conjunto de atividades interativas e de sensibilização no âmbito dos projetos “Sombra para Todxs”, “SeaMic – Eutopia Health” e “Bauhaus of the Seas Sails”. Estas iniciativas aliam arte, ciência, sensibilização e cidadania, promovendo hábitos saudáveis, respeito pelo mar e a participação ativa da comunidade na construção de um futuro mais sustentável.
Programa:
12 de julho 2025 (14h00-18h00) | Biblioteca de Praia de Santo Amaro de Oeiras
19 de julho 2025 (14h00-18h00) | Biblioteca de Praia da Torre
▶ Sombra para Todxs
O “Sombra para Todxs” é um projeto de ciência cidadã e literacia em saúde focado na prevenção do cancro da pele. É promovido pela Associação Evita-Cancro Hereditário, em colaboração com o Município de Oeiras, instituições de ensino secundário e superior, empresas de ciência e tecnologia e entidades de saúde oncológica e apoio a doentes.
Entre os principais objetivos do projeto, destacam-se:
• A recolha e divulgação de dados sobre hábitos de exposição à radiação ultravioleta (UV);
• A sensibilização para os sintomas e diagnóstico do cancro da pele;
• A promoção de estratégias gratuitas de proteção solar, incluindo o acesso a sombra e protetores solares;
• O estímulo à adoção de comportamentos saudáveis, com recurso a tecnologia digital como uma ferramenta inovadora de sensibilização.
O Município de Oeiras é a primeira região do país a acolher o projeto “Sombra para Todxs”, que será implementado ao longo da presente época balnear com o envolvimento de vários parceiros, nomeadamente: Programa Ciência+Cidadã | ITQB-NOVA, InovLabs, Escola Secundária Quinta do Marquês, Lisbon PH e a futura associação portuguesa de doentes de melanoma “Liga os Pontos”.
Nas Bibliotecas de Praia, o programa de atividades compreende a dinamização de várias atividades interativas, desde:
• jogos de perguntas e respostas sobre o cancro da pele;
• ensino da aplicação correta de protetor solar através de câmaras UV;
• demonstração da utilidade de um sensor UV e de uma aplicação digital para visualização dos dados recolhidos pelo sensor UV em tempo real;
• apresentação de um semáforo para comunicação visual dos dados transmitidos pelo sensor UV
Estas ações pretendem alertar para a importância de aplicar na quantidade correta o protetor solar e do Índice UV na identificação dos períodos de maior risco na exposição solar. A componente tecnológica com sensores UV e semáforo será dinamizada pela InovLabs. Haverá ofertas e brindes para os participantes!
No dia 12 de julho, na Biblioteca de Praia de Santo Amaro de Oeiras, juntam-se dois projetos inovadores de ciência cidadã ligados à proteção e monitorização do ambiente marinho: o SeaMic – Eutopia Health e o Bauhaus of the Seas Sails (BoS).
▶ SeaMic
O “SeaMic” é um projeto de Ciência Cidadã que visa desenvolver um teste rápido para avaliação da contaminação microbiana das águas da orla costeira de Oeiras. Este teste rápido envolve a participação ativa de cidadãos e poderá, no futuro, ser aplicado noutros contextos, como em missões humanitárias. Este projeto é liderado pelo Laboratório de Biologia Molecular de Leveduras do ITQB NOVA, em parceria com EUTOPIA_HEALTH, DxHub, Universidade Nova de Lisboa, o Programa Ciência+Cidadã, o Município de Oeiras (Gabinete de Ciência e Inovação e Divisão de Gestão Ambiental), a empresa STAB VIDA e os SIMAS de Oeiras e Amadora.
Durante a tarde de sábado (12 de julho), será feita uma demonstração pública do kit SeaMic, com o objetivo de avaliar em tempo real a contaminação microbiológica da água do mar das Praias de Oeiras.
▶ Bauhaus of the Seas Sails
O projeto “Bauhaus of the Seas Sails” é um projeto europeu interdisciplinar, intergeracional e interespécie, que procura responder a desafios sociais e ambientais através da ligação entre ciência, arte, comunidades e sustentabilidade. Assente na ideia de reimaginar a relação das cidades e comunidades costeiras e ribeirinhas com os oceanos, mares e outras massas de água, o projeto promove ações que contribuem para a saúde dos ecossistemas aquáticos e o envolvimento ativo dos cidadãos. O projeto é formado por um consórcio que engloba sete cidades europeias: Malmö, Veneza, Génova, Lisboa, Oeiras, Hamburgo e Roterdão.
No âmbito da residência artística de Diana Policarpo e Bernardo Gaeiras, integrada na programação pública do piloto de Oeiras, convidam-se todos a participar em entrevistas de recolha de testemunhos, que serão futuramente apresentados na instalação “Estação Eco-Fluvial do Bugio”.
ℹ Mais informações neste portal institucional
▶ Oeiras Bluetech Ocean Forum 2025
Local: ENIDH – Escola Náutica, Paço de Arcos, Oeiras
Data: 21 a 23 de julho de 2025
Hora: 09h30 – 18h00
Público-alvo: Empresas, investigadores, estudantes e profissionais da economia azul
Descrição: O Oeiras Bluetech Ocean Forum é um evento de referência na área da economia do mar, dedicado à inovação, investigação e sustentabilidade oceânica. O programa inclui conferências, apresentações de startups, sessões de debate e espaços de networking. Participam especialistas nacionais e internacionais, com enfoque em temas como inteligência artificial aplicada ao oceano, biotecnologia marinha e energias renováveis. Um fórum estratégico que reforça o papel de Oeiras no panorama da economia azul.
ℹMais informações: Escola Náutica | Forum Oceano
▶ Neblina Cromática
Datas: 17 de julho a 17 de setembro 2025 (de segunda-feira a sábado)
Horário: 09H00 – 19H00
Local: Taguspark – Cidade do Conhecimento
Público-alvo: Público geral
Descrição: A exposição “Neblina Cromática” no Núcleo Central do Taguspark, de 17 de julho a 17 de setembro, mostra um conjunto de trabalhos onde RAF, pseudónimo de Rui Alexandre Ferreira, desafia o olhar a decifrar o que se esconde por trás da névoa de cor. Entre o trabalho apresentado, destaca-se a peça “Neblina Cromática” que foi concebida e produzida no Taguspark, onde a técnica de pulverização e projeção de tinta reforça o efeito de névoa e a ideia de desfoque e indefinição. Aliando o conceito de velocidade que, também ele presente, reflete o movimento rápido/lento, aproximado/afastado, preciso/aleatório do gesto do artista ao pintar. Caracterizado pela expressão da tinta no objeto.
O artista plástico lisboeta, tem um percurso multifacetado que atravessa o design, a aerografia, a arte urbana e a cenografia. Formado pela Escola Artística António Arroio em Design de Equipamento e Realização Plástica do Espetáculo e o Mestrado em Escultura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, é dele a autoria da maior obra de arte urbana da Europa realizada por um só artista — um mural de 2800 m² na Alta de Lisboa.
ℹMais informações em tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt
ℹExposição permanente do MAU – Museu de Arte Urbana do Taguspark
Datas: Todos os dias de novembro
Horário: Sempre aberto
Local: Taguspark – Cidade do Conhecimento
Público-alvo: Público geral
Descrição: O MAU – Museu de Arte Urbana é um projeto em pleno desenvolvimento que reflete o espírito que se vive no Taguspark – disruptivo, arrojado e urbano – com uma forte componente artística e cultural que unifica em si os valores que a Cidade do Conhecimento pretende transmitir à sua comunidade. É composto por um conjunto crescente de obras distribuídas pelos jardins, pelos espaços exteriores, pelas garagens subterrâneas e pelos edifícios do parque, de artistas nacionais como Bordalo II, Clo Bourgard, Gonçalo Mar, The Caver, Jaime Carvalho, entre outros. Aberto ao público. Entrada livre.
ℹMais informações em tel. 21 422 69 00; taguspark@taguspark.pt