A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

17ª edição do Festival de Música Antiga de Oeiras

Novembro 1, 2024 Dezembro 7, 2024

A 17ª edição do Festival de Música Antiga de Oeiras traz o tema ‘Contrapontos’ e propõe um diálogo entre técnicas de escrita, estilos estéticos e visões diversas sobre repertórios históricos, indo da idade de ouro da polifonia vocal até à música do final do século XVIII. O festival realiza-se até 7 de dezembro na Igreja da Memória, na Ajuda, na Capela de N. Sra. Santo Amaro (Misericórdia) e na Igreja de São Romão, em Carnaxide.

A programação destaca agrupamentos de renome, como o Ensemble Arte Mínima, que abre o festival com um programa de música renascentista a três vozes, interpretando compositores portugueses como Pedro do Porto e Vicente Lusitano, um compositor de origem africana que se destacou na Roma do século XV. Em contraste, o Bando do Surunyo, sob a direção de Hugo Sanches, apresenta vilancicos e tonos dos séculos XVI e XVII, e o grupo Flores de Mvsica evoca uma época festiva do século XVII com um programa de orquestra renascentista.

O festival também conta com concertos únicos, como o programa ‘Sempre Cânone’, com cânones de Telemann e obras contemporâneas para flautas de bisel interpretadas pelo Duo Andrómeda. Outro destaque é o Duo Em Forma de Pera, que combina o bandolim e o cravo para explorar repertórios menos conhecidos, de Vivaldi a Beethoven. Michio O’Hara e João Janeiro apresentam ainda um programa de diálogo e disputa entre cravo e pianoforte, instrumentos raramente vistos em conjunto.

Para encerrar o festival, o ensemble Flores de Mvsica celebra os 450 anos do encontro entre as culturas japonesa e europeia com o programa ‘Niña Era La Infanta’, inspirado pela chegada da embaixada japonesa a Portugal em 1574. Este programa serviu de base para uma digressão no Japão, com o apoio da DGArtes.

Além dos concertos, o festival inclui uma forte componente pedagógica, com oficinas, encontros com alunos de conservatórios e apresentações de CDs, promovendo a Música Antiga Portuguesa e cativando novos públicos.

Inscrições e mais informações:www.maac.pt | maacgeral@gmail.com
A gestão da bilhética das actividades do festival é feita através da plataforma BOL.
Lugares limitados.

📷 Informação sobre tratamento de dados

Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.

Conselho de Oeiras